Em se tratando das competências essenciais a todo ser humano; a força mental é, com certeza, uma das habilidades que nós mais precisamos desenvolver para superar as adversidades, aproveitar as oportunidades, desenvolver inteligência emocional, resiliência, conquistar sucesso pessoal e profissional e felicidade.
Mas o que é esta força mental? Como ela nos ajuda no dia a dia e na prática? Eu imagino que você esteja se perguntando isso. Bem, imagine o caso de uma pessoa que passou por uma grande tragédia e ainda assim não se deixa abater e se mantém positiva em relação à vida! Podemos dizer que ela possui uma poderosa força mental que a impede de sucumbir a dores, mágoas ou tristezas e lhe faz continuar firme e otimista.
Muitos, entretanto, não conseguem levar sua história adiante quando sofrem com problemas e não tem esta habilidade para lidar com as situações e resolvê-las de forma sensata e assertiva. Isso acontece porque tendemos a ver o copo meio vazio e a nos concentrar apenas nos aspectos negativos dos acontecimentos.
Em decorrência disso, ao invés de desenvolver a capacidade de ressignificar e se fortalecer nas dificuldades, aqueles que não têm esta força mental, acabam sofrendo com tudo que lhes acontece. Por isso mesmo, vamos conhecer exercícios para desenvolver e aprimorar sua força mental, para você conhecer-se na essência e estar fortalecido mentalmente em qualquer situação. Continue lendo e saiba mais!
Elimine crenças limitantes
Para ter força mental é essencial acreditar em si mesmo, reconhecer seus talentos, capacidades e habilidades, bem como honrar e respeitar a sua história e a história do outro. Para tanto é muito importante identificar e eliminar as crenças limitantes que afetam sua autoestima, autoconfiança e prejudicam suas seus comportamentos e afetam seus resultados.
Aprenda a focar no positivo
Toda situação tem pelo menos dois lados. Por que então se concentrar apenas nos aspectos ruins dos acontecimentos? Da mesma forma que se esforça para ver apenas os pontos negativos, você pode redirecionar esta energia para observar o lado bom, enxergar os aprendizados e ensinamentos trazidos e buscar crescer mentalmente com as adversidades. Ao fazer isso constantemente, você vai desenvolvendo e expandindo sua força mental, se tornando mais resistente e emocionalmente mais inteligente.
Desenvolva inteligência emocional
Você pode simplesmente reagir a tudo que lhe acontece de forma impulsiva e impensada, ou então, trabalhar suas emoções e aprender a identificar e compreender as razões e consequências de cada uma. Em se tratando da força mental exercícios como este são essenciais, ou seja, busque desenvolver uma inteligência emocional que permita não ser marionete de suas emoções e sentimentos e gerenciá-las com assertividade e êxito.
Recicle e renove suas energias
Como sempre digo – se for bom: deixe que fique. Se for ruim: deixe que vá. Experimente reciclar ideias antigas e ultrapassadas e abrir sua mente para pensar e agir de modo diferente. Aceite que o progresso exige transformação, evolução e permissão para deixar para trás as atitudes e pensamentos que prejudicam sua força mental, afetam sua energia positiva e te impendem de avançar. Renove-se!
Faça Coaching!
O processo de Coaching é um poderoso método de desenvolvimento humano e aceleração de resultados. Como tal, ajuda no empoderamento da pessoa, a que conheça seus pontos fortes e de melhoria, reforce suas competências e habilidades e possa vencer os hábitos e crenças limitantes que prejudicam seu sucesso e a solidez de sua força mental. Conheça e faça Coaching!
Viu como é simples desenvolver e aprimorar suas competências e habilidades e potencializar sua força mental? Experimente colocar estas dicas de exercícios em prática e potencialize seus resultados em todos os sentidos!
Fonte: Site JRM