O autoconhecimento é uma das ferramentas mais poderosas para um indivíduo. Ao conhecer a si mesmo, suas habilidades, medos, desejos e preferências, terá condições de tomar decisões seguras e assertivas para sua vida. No campo profissional, essa compreensão sobre si torna-se especialmente fundamental, tanto para possibilitar crescimento e evolução quanto para construir uma carreira com mais propósito. E um mergulho na própria trajetória, por meio de Aconselhamento Biográfico, pode potencializar essa busca e ajudar a pessoa a encontrar respostas.
O processo de Aconselhamento Biográfico baseia-se em várias metodologias que permitem ao indivíduo olhar para sua vida e obter pistas e indicativos de talentos e preferências, de maneira que ele passe a abraçar e a compreender sua experiência e sua singularidade. Tanto no campo pessoal quanto profissional, esse olhar para a própria biografia possibilita conhecer mais sobre si mesmo e se autodesenvolver para, então, construir uma vida mais sentido.
Neste conteúdo, você vai conhecer mais sobre o Aconselhamento Biográfico, além de outros conceitos que estão diretamente atrelados a essa metodologia: Antroposofia, Biografia Humana e Teoria dos Setênios. Profissionais que se dedicam a estudar e praticar esses conceitos podem trabalhar com o propósito de auxiliar pessoas que buscam sua vocação profissional ou se recolocar no mercado. Saiba mais!
Aconselhamento Biográfico: o que é
O Aconselhamento Biográfico é um processo terapêutico que está fundamentado no conhecimento das leis que regem a biografia humana. Ele leva em consideração que a vida de uma pessoa não é um amontoado de eventos isolados, ao acaso, mas se desenvolve em fases, que possuem conteúdo, significado e desafios de desenvolvimento pessoal distintos.
O propósito desse processo é apoiar o indivíduo, incentivando-o a olhar para si mesmo, para sua história de vida, descobrindo-se, compreendendo sua vida e aceitando suas particularidades. Com isso, ele poderá acessar a chave para superar suas crises, insatisfações e decepções, podendo tomar as melhores decisões sobre seu destino e sua vida.
A partir dessa nova visão, o indivíduo terá condições de entrar em contato com seus talentos e vocações e, com autoconhecimento, decidir onde precisa e quer se desenvolver para alcançar a autorrealização.
O Aconselhamento Biográfico deriva da Antroposofia e, em especial, da Teoria dos Setênios. Aqui no COP Maria Antônia, usamos estas bases filosóficas e metodológicas para apoiar os processos de Orientação Vocacional e Profissional. Continue a leitura e entenda!
Aconselhamento Biográfico: Antroposofia
A Antroposofia é uma doutrina filosófica e mística, criada no início do século XX pelo filósofo, epistemólogo, educador e artista austríaco Rudolf Steiner, também fundador da pedagogia Waldorf.
A Sociedade Antroposófica do Brasil define Antroposofia “como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, bem como a sua aplicação em praticamente todas as áreas da vida humana.” Diz respeito à capacidade do ser humano moderno de pensar e compreender o mundo.
A Antroposofia influenciou disciplinas como a educação, arquitetura, arte e a medicina, além de explorar a espiritualidade em harmonia com a ciência. Seu propósito é abordar o ser humano em seus níveis físico, vital, anímico e espiritual, mostrando como essas naturezas, que são distintas entre si, atuam em constante inter-relação.
Essa Ciência se interessa pelos processos físicos abordados pelas ciências naturais e também por todos aqueles processos que não podem ser mensuráveis de forma material. De maneira geral, a Antroposofia tem o objetivo de contribuir para uma vida humana mais digna e íntegra, a fim de recriar o conhecimento científico atual com uma visão artística, espiritual e mais humanizada.
Conceitos como Biografia Humana, Teoria dos Setênios e Aconselhamento Biográfico derivam da Antroposofia.
Aconselhamento Biográfico: Biografia Humana
A Biografia Humana é composta por 3 elementos: passado, presente e futuro. A proposta é, a partir desses elementos, observar não apenas o que é comum a cada fase de desenvolvimento e a cada faixa etária do ser humano, mas também aquilo que é particular da pessoa, fenômenos e experiências como assaltos, doenças, agressões, separações, entre outros exemplos, que podem impactar e trazer significados à vida do indivíduo.
Dessa forma, a Biografia Humana busca o discernimento do que é comum a determinada fase do ser humano e aquilo que é específico de cada pessoa, de maneira a compreender como esses fatores afetam a sua vida.
A importância desse processo se dá devido ao fato de que a biografia traz muitas respostas sobre o indivíduo, com material para que ele possa compreender seus gatilhos e processos decisórios. Ao conhecer as características, crises, descobertas e desafios de cada ciclo, a pessoa passa a ter ferramentas suficientes para reconhecer as características necessárias para vivenciar cada etapa plenamente na busca pelo autodesenvolvimento.
Aconselhamento Biográfico: Teoria dos Setênios
A Teoria dos Setênios vem da Antroposofia e baseia-se na ideia de que a vida é cíclica e se transforma a cada 7 anos (os Setênios). Assim, ela propõe uma concepção do ser humano que abrange todas as suas dimensões, em íntima relação com o mundo, buscando explicar o seu desenvolvimento segundo princípios gerais evolutivos que orientam esses ciclos.
Segundo esta teoria, fazer uma leitura da vida estruturada em setênios ajuda o indivíduo a construir seu conhecimento sobre si para buscar um entendimento maior sobre o mundo que o rodeia. Dessa forma, um olhar atento e observador para o individual permite vislumbrar o que há no todo.
Ela se divide em três grandes fases:
- De 0 aos 21 anos: fase do desenvolvimento físico e da formação da personalidade ou fase do amadurecimento do corpo;
- Dos 21 aos 42 anos: fase das escolhas ou fase do amadurecimento da alma, quando o ser humano começa a entrar, de fato, na sociedade e passa a tomar suas próprias decisões;
- Dos 42 anos em diante: fase da maturidade ou fase do desenvolvimento do espírito, quando se prende com as escolhas, incorporando a espiritualidade, pronto para encarar a vida com mais sabedoria.
Na busca por fazer escolhas profissionais assertivas, essa teoria pode se tornar uma poderosa ferramenta nos processos de Orientação Vocacional, Profissional e Life Coaching, oferecendo aos profissionais da área subsídio para apoiar outras pessoas em suas escolhas profissionais. É o que fazemos aqui no COP Maria Antônia.
Sendo assim, utilizando metodologia adequada, os profissionais que se dedicam ao desenvolvimento humano podem apoiar e assessorar jovens e adultos nos processos de autoconhecimento e autodesenvolvimento voltados aos contextos vocacional e profissional.
Orientação Profissional & Despertar de Biografias no COP Maria Antônia
A metodologia do COP Maria Antônia incorpora o Aconselhamento Biográfico e a Teoria dos Setênios nos processos de Orientação Profissional. Chamamos isso de “Despertar de Biografias”. Essas são ferramentas poderosas e vêm sendo aplicadas com sucesso nos processos de Orientação Profissional.
Nossa missão é acolher cada jovem e cada adulto que chega para um processo de (re)Orientação Profissional e atuar como “mola propulsora”. Olhar para a Biografia do indivíduo sob múltiplos olhares, identificar e explorar seus talentos e habilidades, e revelar seu Grande Chamado, para que possa impactar o novo mundo do trabalho com o seu diferencial, com sua singularidade.
Para transformar vidas e fazer a diferença no mundo, nos especializamos em processos de Orientação Profissional e em formações dentro dessas áreas.