Como escolher a profissão certa: veja dicas para tomar a melhor decisão sobre sua carreira

Tempo de leitura: 5 minutos

Um dos principais desafios, especialmente dos jovens que estão concluindo o Ensino Médio, é saber como escolher a profissão certa. Essa é, sem dúvidas, uma das escolhas mais difíceis de se fazer para a maioria das pessoas. Afinal, é o trabalho que vai ocupar grande parte do nosso tempo e financiar nossos projetos e sonhos.

A pressão e a ansiedade ao se ver diante da necessidade de optar por uma faculdade, carreira ou trabalho podem fazer com que muitas pessoas tomem decisões equivocadas, ignorando suas preferências, habilidades e gostos. Muitos escolhem uma carreira espelhada na história da família ou até mesmo consideram apenas os ganhos financeiros que determinada área pode proporcionar, ignorando outros fatores. 

Todos esses fatores levam o indivíduo a seguir por um caminho que não faz sentido, distante de seu propósito, o que leva a uma necessidade de mudança posterior. Nesse contexto, o autoconhecimento é uma das chaves desse processo, e deve ser considerado durante as etapas de escolha de uma profissão. 

Para aqueles que estão preocupados com essa importante definição, devem saber desde já que existem algumas dicas e orientações que podem tornar essa escolha mais assertiva e próxima da realidade de cada pessoa.

Para auxiliar você nesse importante processo, neste conteúdo são apresentadas dicas valiosas e práticas para quem está em dúvida sobre como escolher a profissão certa. São orientações que consideram o perfil de cada pessoa, valorizando as afinidades, as preferências e gostos, além, é claro, do conhecimento sobre aquele mercado que pretende-se entrar. Para saber mais, continue a leitura!

Como escolher a profissão certa: identifique suas afinidades 

Afinidade quer dizer aquilo com o qual você sente mais compatibilidade e conexão e se identifica. Muitos aspectos e acontecimentos do dia a dia podem ajudar a identificar as afinidades. Para isso, liste os afazeres e momentos que mais fazem sentido e despertam sentimentos positivos em você. 

Por exemplo, caminhar por uma trilha e ver a natureza, praticar natação, correr, organizar coisas e informação, preparar uma refeição, realizar atos de solidariedade, cuidar de um animal, dentre tantos outros exemplos. Por outro lado, é possível descobrir também que determinadas ações e rotinas não são tão agradáveis quanto outras, o que pode levar ao desgaste. 

Esse exercício de avaliação contribui para identificar aquilo com o qual você mais se identifica e que haveria probabilidade de se dar bem ao praticá-lo em uma profissão. Esses exemplos são o ponto de partida para que a pessoa tenha cada vez mais conhecimento sobre si mesma e tenha mais tranquilidade sobre como escolher a profissão certa quando esse momento chegar. 

Como escolher a profissão certa: pesquise sobre os cursos que se identifica

Ao conhecer um pouco sobre aquilo que você mais gosta de fazer em seu dia a dia, com certeza já terá em mente algumas possíveis profissões e cursos. Assim, é muito importante fazer uma lista desses cursos e pesquisar sobre eles, avaliando aspectos como:

  • Em quais faculdades eles são ofertados;
  • Qual o valor da mensalidade, em caso de faculdade privada, e qual a média de gasto em universidades públicas;
  • Como é a grade curricular e o que você mais irá estudar;
  • Se as disciplinas são mais práticas ou teóricas;
  • Quanto tempo dura o curso;
  • Quais as possibilidades de atuação ao se formar naquele curso;
  • Dentre outros exemplos.

Outra dica muito útil é conversar com profissionais que se formaram naquele curso. Podem ser pessoas que se formaram e estão atuando na área e aquelas que não estão. Pergunte tudo o que puder sobre o curso e sobre as oportunidades, além da expectativa x realidade, para conhecer a opinião de quem já viveu a experiência. 

Como escolher a profissão certa: explore o mercado de trabalho

Conhecer o mercado de trabalho de uma determinada área que você tem interesse é muito importante ao pesquisar sobre como escolher a profissão certa. O mercado de trabalho funciona como um termômetro que mostra, de fato, como aquela profissão é, na prática. 

Afinal, a realização de um curso é o momento da preparação e da aquisição do conhecimento técnico. Porém, ao chegar ao mercado, procurando uma vaga e sendo contratado por uma empresa ou abrindo o próprio negócio, é que será possível entender realmente como aquele mundo funciona. Por isso, durante a pesquisa, verifique:

  • Quais são as vagas disponíveis no mercado para aquela área;
  • Além da formação, o que mais as empresas exigem dos candidatos;
  • Qual a média salarial e as possibilidades de crescimento por meio de Plano de Cargos e Salários;
  • Quais as expectativas em relação ao futuro para aquela vaga, especialmente relacionadas à demanda por tecnologia e evolução da profissão;
  • Dentre outros aspectos.

Conhecer a real situação do mercado de trabalho é tão importante quanto as outras etapas relacionadas ao autoconhecimento para que a escolha profissional seja assertiva.  

Como escolher a profissão certa: considere suas preferências

Já foi dito que o autoconhecimento é uma das peças chaves para tomar uma decisão mais assertiva sobre a profissão. Existem pessoas, por exemplo, que gostariam de trabalhar com programação, mas não gostam de números. Ou aquelas que gostariam de atuar como jornalista, mas não gostam de ler. São aspectos que já dão um indício sobre como essas pessoas poderão se sair na área. 

Por isso, conhecer seus gostos e preferências é muito importante e será fundamental para saber como escolher a profissão certa. Veja essas dicas:

Reflita sobre quem é você

Esse é um processo crucial para saber como escolher a profissão certa. Reflita sobre como você lida com as pessoas; sobre aspectos que pareçam amenidades, por exemplo, se gosta de acordar cedo ou dormir tarde; quais são seus valores; seus sonhos e expectativas e até mesmo avalie como você reage e lida com determinadas situações em sua vida.

Pense no que você gosta

Quais são seus gostos? Praticar esportes, fazer atividade física? Gosta de desenhar, ler e escrever? Visitar museus e assistir a peças de teatro? Lidar com o público? Cuidar das pessoas? Esses são alguns exemplos que mostram quais são seus gostos, o que pode ajudar muito a definir uma profissão que mais combina com você. 

Reconheça suas qualidades

Esse é um exercício muito interessante de se fazer no momento de escolher uma carreira profissional. As qualidades, aquilo com o qual a pessoa se dá melhor, é uma forma de ajudá-la a definir uma carreira. 

Faça uma autoavaliação para descobrir em que você se destaca, por exemplo: tocar violão, correção ortográfica e gramatical, tradução para outras línguas, análises de números e dados, tranquilidade para lidar com machucados e feridas, tomar boas decisões em momentos de pressão, atitude de liderança em momentos diversos, etc. 

Tome posse de quem você realmente é! 

Conte com o COP Maria Antônia

As dúvidas sobre como escolher a profissão certa são comuns, afinal, é realmente um momento desafiador, já que tudo passa pelo autoconhecimento atrelado às condições do mercado de trabalho. Mas essa etapa pode ser ainda mais assertiva ao contar com uma processo de Orientação Profissional. Trata-se de uma jornada de autoconhecimento para quem está passando pelo processo de primeira escolha de um curso de graduação, ou que já ingressou na universidade, mas está frustrado com a sua escolha. Por meio dele, será possível que você:

  • Tome uma decisão mais segura sobre a carreira que pretende seguir;
  • Escolha um caminho acadêmico que dê sentido ao seu existir;
  • Enxergue a si mesmo com mais clareza;
  • Melhore a sua perspectiva sobre seu futuro profissional;
  • Tome posse do seu diferencial em relação a todas as outras pessoas, reconhecendo que seu jeito de ser e fazer é único e singular;
  • Valorize a sua própria biografia e encontre nela os seus diferenciais.

Quer tomar a melhor decisão para o seu futuro profissional, fazendo escolhas que se alinham ao seu propósito e que serão sustentáveis a longo prazo? Saiba mais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email