Depoimento: como o coaching auxilia na escolha do curso superior

Fundo de mandala com a foto de uma jovem ao centro.

A Luiza, coachee no COP Maria Antônia, passou quatro anos perseguindo o sonho de passar na faculdade de Medicina. Ao longo do processo de coaching vocacional, ela encontrou um caminho ainda melhor, mais fiel a si mesma, o curso de Publicidade e Propaganda. Confira a seguir seu depoimento. 

“Meu nome é Luiza, tenho 22 anos, e desde sempre sonhava em fazer medicina, não conseguia me ver em outra profissão e já tinha toda uma programação de como seria minha vida profissional. Porém, tentei durante quatro anos passar em uma federal e, no meu último ano, já cansada da rotina maçante de cursinho, comecei a questionar se era medicina mesmo o meu curso, não tinha mais aquela certeza de antes e conseguia me ver exercendo várias outras profissões. Então, esse ano resolvi não estudar no primeiro semestre e fazer uma orientação profissional, até para sair do automático que estava nesse tempo todo depois do ensino médio. Foi quando minha mãe encontrou a Maria Antonia e, por sorte, ela tinha acabado um trabalho com outro jovem e conseguiu me encaixar na agenda dela. 

O processo inteiro foi muito importante para mim. O processo de Coaching era dividido em duas partes, sendo a primeira parte de autoconhecimento e foi nesse momento que eu comecei a me conhecer e a me apropriar dos meus pontos fortes. Eu levava muito em conta as interferências externas e não conseguia escutar o meu interior, descobri que a medicina era, de certa forma, uma demanda “de fora”, mesmo que não explícita. Foi no processo de me conhecer que descobri uma Luiza comunicativa e com outras habilidades, que se encaixaria muito mais em outras áreas. 

Então, na segunda parte, quando a minha coach me apresentou os inúmeros cursos que existem e que eu não tinha ideia deles, muito por ficar sempre engessada nas mesmos, me apaixonei pela área da comunicação. Entrevistei vários profissionais e me interessei muito pelo curso de Publicidade e Propaganda. 

Hoje, matriculada na faculdade em um curso que realmente tem a minha cara e depois de fazer um projeto de vida auxiliada pela Maria Antônia, com todos os possíveis obstáculos e estratégias, me sinto muito confiante e feliz com a minha escolha. Todo o processo de Coaching Vocacional foi MUITO importante para mim, não por só sair com um curso que tem muito a ver comigo e que me dá ânimo para voltar a estudar, mas por me conhecer muito mais e por conseguir agora me apropriar das forças que eu tenho, saber o quão grande eu posso ser. 

Quero agradecer muito todo o trabalho e carinho que a Maria Antônia teve comigo e indicar a todos os jovens que tiverem oportunidade a fazer esse processo. Somos pedidos a fazer essa escolha, TÃO IMPORTANTE, muito novos, em que, na maioria das vezes, nem conhecemos todas as opções que temos e muito menos quem nós somos. 

Estou muito feliz e espero que com esse pequeno relato eu tenha passado toda a força que me apropriei com esse trabalho. Agora sim eu posso “atingir patamares inalcançáveis e jamais vistos” como dizia a Maria Antonia.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email