A insegurança para escolher uma profissão ou para fazer uma mudança na carreira é absolutamente normal. Afinal, vivemos um cenário de transformações importantes no mercado de trabalho, com os avanços tecnológicos impulsionando a criação das chamadas profissões do futuro e centenas de possibilidades de cursos profissionalizantes (bacharelado, licenciatura, tecnólogo e cursos livres). Estes fatores, somados ao fato de as pessoas buscarem, cada vez mais, uma vida com propósito, fazem com que a decisão sobre a carreira seja mais cuidadosa e demorada. Por isso, a Orientação Profissional se tornou tão importante.
A Orientação Profissional é um processo que busca levar o indivíduo que está prestes a escolher uma profissão ou aquele que já está há anos no mercado a conhecer mais sobre si mesmo, seus medos, sonhos, objetivos, valores, habilidades, gostos, interesses e forças pessoais. A partir daí, ele terá condições de avaliar qual profissão e área poderão fazer parte do seu propósito de vida, trazendo realização pessoal e sucesso.
Para entender melhor sobre a Orientação Profissional, neste conteúdo, você vai conhecer os tipos, como a Orientação Vocacional e a Reorientação Profissional, e para quem são indicadas, além dos benefícios de se investir nesse processo que leva a algo fundamental para o ser humano em todos os aspectos: o autoconhecimento. Acompanhe!
O que é Orientação Profissional
A Orientação Profissional consiste em um processo que visa ajudar pessoas na desafiadora missão de escolher um caminho profissional, diante de tantas incertezas. Ela de desdobra em:
- Reorientação de Carreira (Reorientação Profissional): Para o adulto que, apesar de já ter se estabelecido no mercado de trabalho, sente a necessidade de se reposicionar para trabalhar de uma forma mais alinhada com seu propósito de vida;
- Orientação Vocacional ou Profissional: Para o jovem que está passando pelo momento de primeira escolha de um curso de graduação, ou que já ingressou na universidade, mas está frustrado com a sua escolha.
Durante as sessões, as dúvidas e dificuldades são acolhidas em um ambiente seguro. O indivíduo embarca em uma jornada de autoconhecimento para encontrar, dentro de si mesmo, as respostas e soluções para esses entraves. Faz uma imersão em si mesmo para entender as suas forças e singularidades e estabelecer um objetivo profissional. Além disso, traça metas e meios para alcançar este fim.
A Orientação Profissional dá insumos necessários para a pessoa tomar decisões de forma consciente, segura e assertiva, para construir uma vida com mais propósito e mais alinhada aos próprios valores e expectativas.
Para quem é indicada a Orientação Profissional
De maneira geral, o processo de Orientação Profissional é indicado para pessoas que se sentem inseguras para fazer escolhas sobre a vida profissional. Podem ser estudantes que estão em fase de escolha do curso ou no início de carreira, profissionais experientes que querem trocar de profissão e até aqueles que estão afastados do mercado e buscam uma recolocação.
Como funciona a Orientação Profissional
No COP Maria Antônia, o processo de Orientação Profissional é sistematizado em sessões.
Durante o processo de Orientação Profissional, o indivíduo terá a oportunidade de revisitar sua biografia e compreender os aspectos mais complexos de sua vida, como seus valores e habilidades, para relacioná-los com o mundo e com o mercado de trabalho. Tudo isso deve levar a pessoa a se conhecer melhor para fazer escolhas de forma mais assertiva.
Pode ser direcionada aos jovens em situação de primeira escolha do curso ou profissão (Orientação Vocacional ou Profissional). Quando direcionada a adultos que querem mudar de profissão ou ressignificar a carreira, chamamos de Reorientação Profissional.
Orientação Vocacional
O processo de Orientação Profissional é sistematizado em aproximadamente 10 sessões, sendo que cada uma delas tem um objetivo específico.
O COP Maria Antônia usa, ao longo dessas sessões, diversas ferramentas próprias, que foram desenvolvidas e validadas ao longo dos anos; incluem atividades lúdicas, jogos e outros recursos, estruturadas para desvendar:
- Valores, que são os pilares que sustentam o “fazer”;
- Critérios profissionais, que incluem as escolhas relacionadas à rotina de trabalho, atividades, habilidades e conteúdos;
- Cursos de graduação: existem mais de 280 opções disponíveis no mercado, divididas em 8 áreas diferentes, além de cursos livres e outras formações.
O primeiro passo é auxiliar o jovem a conhecer a si mesmo; identificar e reconhecer seus pontos fortes, talentos e habilidades e compreender suas pretensões, expectativas e desejos para o futuro.
Logo após, é preciso estimular o jovem a pesquisar sobre as áreas que mais gosta, que ele tem mais interesse ou facilidade. É preciso que ele converse com especialistas e profissionais que já estão na área, o que ajuda a entender melhor o que um profissional faz na prática e como é sua rotina.
De maneira geral, o trabalho da Orientação Vocacional é voltado a esclarecer dúvidas, compartilhar informações e orientar o estudante, dando os recursos necessários para que ele tome uma decisão mais assertiva e evite frustrações no futuro.
Reorientação de Carreira
O processo de Reorientação de Carreira também é sistematizado em aproximadamente 10 sessões, sendo que cada uma delas tem um objetivo específico.
Neste processo, assim como no processo de Orientação Vocacional, o COP Maria Antônia usa, ao longo dessas sessões, diversas ferramentas próprias, que foram desenvolvidas e validadas ao longo dos anos; incluem atividades lúdicas, jogos e outros recursos, estruturadas para desvendar:
- Valores, que são os pilares que sustentam o “fazer”;
- Critérios profissionais, que incluem as escolhas relacionadas à rotina de trabalho, atividades, habilidades e conteúdos.
- Possibilidades para a carreira, incluindo áreas de afinidades, dicas para empreender, entre outros.
Nesse processo, o profissional que tomou anteriormente uma decisão sobre sua carreira é convidado a avaliar suas escolhas e outros aspectos que o ajudarão a definir qual melhor decisão ele tomará agora, de forma consciente. Durante a Reorientação de Carreira, ele é levado a avaliar:
- Quais motivos estão gerando sua insatisfação;
- Os pontos positivos e desafios da sua caminhada profissional;
- Seus interesses, habilidades, forças pessoais e talentos;
- Pesquisar por informações técnicas profissionais;
- E, por fim, o desenvolvimento de um plano de ação para escolher a profissão certa com base em tudo que foi trabalhado durante o processo.
Bases Metodológicas dos Processos de Orientação Profissional
Nossa metodologia para os processos de Orientação Profisisonal tem como bases teóricas e filosóficas a Antroposofia, o Coaching, a Psicologia Positiva e a PNL.
Incorporamos ao nosso fazer o Aconselhamento Biográfico nos processos de Orientação Profissional. Chamamos isso de “Despertar de Biografias”. Assim, o indivíduo tem a chance de:
- revisitar sua biografia e ressignificar sua biografia, compreendendo os chamados e tônicas de cada fase da vida, a partir da Teoria dos Setênios;
- olhar para si, suas forças, talentos e pontos a desenvolver;
- confirmar seu papel na existência;
- identificar os insumos que precisa para construir seu projeto de vida.
A partir daí, pode identificar o que o mundo tem a oferecer: cursos, universidades, faculdades, oportunidades de mercado ou possibilidades de empreender que dialoguem com o seu perfil, encontrando respostas para escolher a profissão certa.
A visita pela biografia tem papel fundamental para que o indivíduo, a partir do entendimento de sua própria história e seus marcos, se sinta mobilizado pela possibilidade de evoluir e espiralizar, saindo da zona de conforto.
Benefícios da Orientação Profissional
Já deu para entender que o principal benefício da Orientação Profissional é, por meio do autoconhecimento, levar profissionais que já estão há anos em uma profissão ou aquele jovem que está no processo de decisão a fazer a melhor escolha profissional para sua vida.
Essa decisão afetará diretamente sua vida pessoal e se for conduzida de forma assertiva trará resultados muito positivos.
Outros benefícios também podem ser citados, veja:
- Aumenta as chances do profissional ter sucesso em sua carreira, pois ele conhece seus pontos fortes, seus talentos, seus valores, possibilitando desenvolver hard skills e soft skills de acordo com seus objetivos;
- Forma bons profissionais para o mercado, já que pessoas satisfeitas e seguras em suas carreiras tendem a fazer um trabalho melhor;
- Incentiva o indivíduo a conhecer mais sobre si mesmo, identificando, inclusive, aspectos que precisam ser trabalhados para a vida pessoal;
- Oportuniza ao profissional a definição de propósitos e metas, pois ele tem acesso a uma visão geral e profunda daquela profissão e área e pode, desde o início, traçar seus objetivos e estabelecer um plano de cargos;
- Possibilita que a pessoa alcance a satisfação profissional e realização pessoal, uma vez que passa a atuar em projetos e/ou cargos que deem sentido ao seu existir.
Conte com o COP Maria Antônia em seu processo de Orientação Profissional!
Profissionais que sabem onde estão e onde querem chegar têm mais chances de terem sucesso no mercado de trabalho. Para isso, a melhor decisão é contar uma com assessoria especializada que conheça as metodologias para ajudar na tomada de decisão no que se refere à escolha por uma profissão.
O COP Maria Antônia é um centro especializado em Orientação Profissional & Despertar de Biografias, criado para apoiar jovens e adultos nos processos de autoconhecimento, autodesenvolvimento e escolha da carreira.
Nossa missão é acolher cada pessoa que chega para um processo de (re)Orientação Profissional e atuar como mola propulsora. Olhar para a Biografia do indivíduo sob múltiplos olhares, identificar e explorar seus talentos e habilidades, e revelar seu Grande Chamado, para que possa impactar o novo mundo do trabalho com o seu diferencial.
Com apoio de nossa comunidade colaborativa, formada por profissionais que atuam com desenvolvimento humano e parceiros de negócios, encorajamos, orientamos e apoiamos cada indivíduo na construção do seu projeto de vida.
Saiba mais sobre nossos serviços de Orientação Profissional e Orientação Vocacional.