Porque é tão difícil se definir por uma profissão?
Porque escolher implica abrir mão de alguma coisa e, normalmente, temos dificuldades de abrir mão e encarar o desafio da escolha. É preciso abertura, coragem e muita ousadia diante do estabelecido. Então, quais critérios posso usar para qualificar a minha escolha? Seja o que ninguém é, faça o que ninguém faz.
Também é necessário uma grande dose de paciência e dedicação para pesquisar de fato aquilo que tem a ver com você, levando em consideração aspectos imprescindíveis, tais como: motivações , interesses, habilidades, valores e expectativas com relação ao futuro, relacionando-os com a realidade profissional, pesquisa de mercado , contato com profissionais, etc.
1- Ambiente de trabalho
- Onde trabalhar ? Ambiente interno ou externo, na cidade ou no campo, em escolas, hospitais, fábricas, escritórios (local de trabalho).
- Em que tipo de ambiente de trabalho? Cooperativo, competitivo, formal, informal…
2- Objetos/Conteúdos de trabalho
- Com que trabalhar? Pessoas, animais, vegetais, instrumentos, máquinas… matemática, química, física, história, psicologia …
3- Atividades de trabalho
- Fazendo o que e … como? Contatos, comércio, escrever, criar, pesquisar, desenhar… com autonomia, com risco, dirigindo, obedecendo ordens …
4- Rotina de trabalho
- Quando e quanto trabalhar? Ritmo de trabalho (moderado , intenso…), horário (flexível, fixo, regular, irregular), deslocamentos, viagens…
5 – Retornos do Trabalho
- O que se deseja obter com o trabalho? Realização profissional, cultura, prestígio, poder, estabilidade financeira, promoção …
Obter ajuda na definição dos critérios anteriormente mencionados facilita a elaboração da sua identidade vocacional-ocupacional. A identidade vocacional responde, por sua vez, ao por quê e para quê da escolha. Quanto mais informações você puder reunir – sobre cursos e profissões e uma análise profunda sobre você mesmo – melhor chance de descobrir sua realização pessoal e sua felicidade profissional ou seja a combinação ideal, a carreira que mais tem a ver com você .
Qualificando sua escolha, você terá condições de se conectar com seu propósito de vida e escolher o que tem a ver de fato com você. Assumindo a sua verdade pessoal: sendo verdadeiramente TUDO que É e FAZENDO aquilo que só você FAZ. Eis aí seu grande diferencial !!