Sua comunicação é criativa e assertiva?

Tempo de leitura: 2 minutos

Cada um de nós tem uma forma de ser impactado pelo que vem de fora, pois nosso universo interno é muito particular.

Uns são impactados pela visão; é como se fossem grandes olhos, a compreensão do mundo é pela visão. Como se o tempo inteiro fotografassem tudo e estas imagens facilitassem o entendimento da vida, das coisas e das situações.

Outros são impactados pela audição; tudo que vem do exterior chega a eles pela audição, seus ouvidos atendem a toda e qualquer  solicitação, seja pequenos ruídos, fortes barulhos ou a doce melodia de uma linda canção, os levam a experimentar suaves sensações ou provocar profunda irritação.

Há pessoas que  sentem o mundo no próprio corpo: arrepiam, tem um frio na barriga, o coração dispara e intuem as melhores e piores escolhas; sentem a energia dos lugares como o corpo fosse um radarzinho captando e sentindo as coisas.

Há também aqueles que necessitam de comprovações, analisam tudo que vem de fora, até mesmo para ver se as idéias fazem sentido para eles; geralmente trazem uma  marca da audição ou da visão para construir um conceito do que está ouvindo ou vendo, analisam e, aí sim, se fizer sentido, eles se abrem para a comunicação.

De fato somos únicos e especiais; por isso, ao nos comunicar com as pessoas, é de fundamental importância trazer este conhecimento para respeitar o jeito de ser de cada um. Na comunicação criativa e assertiva, a ESCUTA precede a FALA; por meio de perguntas simples e objetivas,  você será capaz de situar com quem você está se comunicando, observando como a pessoa  fala, como se veste, seu tom de voz,  como se posiciona. Sendo assim, você terá inúmeros elementos para estabelecer um rapport e iniciar verdadeiramente uma comunicação que fará sentido para todos os envolvidos.

Me recordo de algumas célebres frases do senso comum, mas que podem ser muito bem aplicadas: “A palavra é de prata e o silêncio é de ouro”;  “Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha” ou “Quem fala muito, dá bom dia a cavalo”. Parecem grosseiras, mas têm um fundo de verdade!!

E você, conhece alguma frase que confirma a importância da observação para uma comunicação assertiva e criativa?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email